Fundamentos da acção pedagógica

“Apostar na educação como principal fator de desenvolvimento humano e social significa acreditar que não há fase da vida em que a educação não seja crucial. O adulto plenamente capaz para um exercício de cidadania ativa é o que se mantém desperto para preencher as suas necessidades de formação e de enriquecimento cultural. Esta atitude de permanente disponibilidade para a educação cultiva-se desde o início da vida, com uma educação rica e geradora de indivíduos equipados com ferramentas para aprender e querer aprender. Sabemos hoje que um olhar sério sobre a educação não despreza nenhum momento e que olha, com particular atenção, para os momentos iniciais, a partir do nascimento. Educar não é uma atividade que comece aos seis anos e hoje só faz sentido planear o Ensino Básico quando este é construído sobre um trabalho integrado que tem em conta todo o período dos zero aos seis anos de idade, abarcando não só o período da Educação Pré-Escolar, mas todo o tempo desde o nascimento até ao início da escolaridade. Este período é crítico para o desenvolvimento de aprendizagens fundamentais, bem como para o desenvolvimento de atitudes e valores estruturantes para aprendizagens futuras. Por este motivo, encaramos a educação como um contínuo, do nascimento à idade adulta e, consequentemente, é crucial alinhar este documento com os períodos anteriores, no que diz respeito a orientações e práticas pedagógicas na Creche, e com os momentos posteriores, garantindo uma transição com significado para o ensino básico. Só assim se garante um olhar integrado sobre a educação, com uma lógica de aprofundamento continuado e de investimento permanente, em todas as fases da vida.”

Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar

Movimento Escola Moderna

“… assumimos, desde há muito, as actividades escolares como trabalho de conhecimento e de produção cultural onde, em cooperação, se constroem as aprendizagens curriculares e de cidadania, criando condutas de projecto que façam avançar novas obras, assentes em contratos dialogados entre os que partilham o trabalho de apropriação e de criação cultural.”

Sérgio Niza

Nas salas de jardim de Infância o dia inicia-se em redor de uma mesa, onde se desenrolam conversas, partilham-se ideias e opiniões, bem como se prepara o dia. Juntos, educador e crianças reúnem-se em Conselho para planear as actividades que vão acontecer. Depois deste momento desenrola-se todo um dia que assenta na oportunidade de cada criança participar activamente e em sociedade num ambiente de descoberta do mundo em constante partilha e crescimento.

O modelo do MEM baseia-se em princípios democráticos, éticos, de participação e de cooperação. Os principais objectivos são fornecer às crianças aprendizagens que as dotem de ferramentas para a vida em sociedade, sem esquecer as capacidades e necessidades individuais de cada uma. Desta forma, as crianças poderão obter sucesso nas tarefas e actividades em que se envolvem, planeando e estruturando o pensamento e dever cívico através da sua autonomia, criatividade e dever democrático.

O Movimento da Escola Moderna assume o Trabalho em Projectos como a metodologia e forma de orientar o processo de ensino-aprendizagem. Os projectos são estudos sobre um determinado tópico que tem interesse específico num dado momento e com um determinado grupo de crianças. Os projectos surgem assim do interesse das crianças ou da necessidade do grupo.

Compart. página